Deputado Giacobo quer CPI da Clonagem de Veículos

Deputado Giacobo quer CPI da Clonagem de Veículos
Nesta terça-feira (31/05), o deputado Giacobo (PR-PR) no exercício da Presidência da Câmara dos Deputados decidiu instalar a CPI para apurar a atuação de quadrilhas que roubam, adulteram e clonam veículos automotores.
Em outrubro de 2015, o Deputado Giacobo recolheu assinaturas suficientes para criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar a atuação de quadrilhas que roubam, adulteram e clonam veículos automotores. “Estou certo de que os colegas do parlamento também pensam da mesma forma, estamos unindo esforços para combater este crime que acarreta graves prejuízos para toda a sociedade”, afirma Giacobo.
Em 13 de Junho de 2015, a Polícia Militar em Ponta Grossa (PR) chegou a uma quadrilha que além de comercializar armas, negociava veículos clonados, falsificava carteira de habilitação, cobrando 500 reais por documento. A polícia apreendeu documentos falsos, computadores, armas, munição e veículos com placas clonadas.
No mesmo mês, a Polícia de Minas Gerais recuperou, em 25 de junho, na cidade de Pedro Leopoldo (MG), mais de 30 carros roubados. As investigações mostram que os ladrões adulteravam e depois vendiam esses veículos. Num galpão foram encontrados 22 carros roubados com chassis, vidros e documentos adulterados. Alguns carros tinham placas do interior de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Eles eram preparados numa central onde foram encontrados todos os tipos de formulários e documentos. A polícia também encontrou peças e equipamentos para fazer a regravação dos chassis.
Além disso, no dia 30 de julho, a Polícia Civil de São Paulo prendeu 12 suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubo e clonagem de veículos em Ribeirão Preto (SP). Na operação, intitulada “Linha de Montagem”, os policiais apreenderam oito veículos, munições e documentos falsos em branco. Os veículos clonados eram comercializados em outros estados além de São Paulo. Foram presos, receptadores, adulteradores e os ladrões que eventualmente assaltavam as vítimas à mão armada. As operações foram noticiadas pela TV Globo local e em rede nacional.
O crime
Uma das linhas de investigação das polícias mostra que com os dados do carro original, é obtido o documento de papel autêntico, onde são implantados todos os dados do veículo verdadeiro no documento falso, incluindo a placa. No entanto, o chassi colocado no documento não é o que acompanha a placa original, o número do chassi no documento é o do carro roubado.
Os investigadores suspeitam que as quadrilhas também apliquem golpes nas seguradoras. Os donos dos carros vendiam os veículos aos suspeitos que providenciavam placas de carros idênticos e montavam esses veículos como clones, falsificando, inclusive, os documentos.