Giacobo: um político em ascensão

13495671_1729040664029977_4308235823542830113_o

Giacobo: um político em ascensão

O deputado federal Giacobo (PR-PR), 2º vice-presidente da Câmara, é um dos destaques da pesquisa anual do Diap – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A lista revela os “cabeças” no Congresso Nacional e os parlamentares em ascensão. Giacobo é apontado como um dos parlamentares em ascensão na Câmara dos Deputados devido ao trabalho e posicionamento legislativo ao longo de 2016.

Neste ano, os parlamentares trabalham em meio a um cenário atípico na política brasileira. Os ritmos dos trabalhos foram afetados por causa do processo de impeachment de Dilma Rousseff e do afastamento do presidente da Casa, Eduardo Cunha, pelo Supremo Tribunal Federal. Foi quando o deputado Giacobo precisou assumir, mesmo que interinamente, o comando da Câmara dos Deputados. Na missão, foi capaz de manter equilíbrio entre os parlamentares durante as sessões deliberativas e harmonia entre os poderes: executivo e legislativo.

“Quero agradecer ao Diap por reconhecer o nosso trabalho na Câmara dos Deputados a favor do Brasil e do Paraná”, frisa Giacobo.

Condução das Sessões

Em meio à crise política, Giacobo foi incumbido a presidir as sessões da Câmara. Com o perfil dinâmico e agregador, o parlamentar paranaense encaminhou importantes votações distribuídas em mais de 30 sessões. Conseguiu, por exemplo, concluir as votações da DRU – Desvinculação das Recitas da União.

Na ocasião, o trabalho de Giacobo também foi reconhecido pelos parlamentares. Em destaque, se tornou um dos candidatos ao cargo de Presidente da Câmara para o mandato “tampão”.

A candidatura de Giacobo contou com o apoio unanime do Partido da República e de parlamentares de outras siglas. Ficou entre os quatro candidatos mais votados, e posteriormente apoiou o Deputado Rodrigo Maia (Dem-RJ). Giacobo tornou-se importante interlocutor entre o governo e os parlamentares.

Giacobo foi o primeiro paranaense a assumir o comando da Câmara na história do país, mesmo que interinamente. Conseguiu colocar o Paraná em posição de destaque. O parlamentar faz análise sobre este período: “estamos mostrando que é possível fazer política de um jeito diferente. Fazer para servir a população e não sermos servidos pela política”.

Durante encontro político em Cascavel, Giacobo, que não tem nenhum registro judicial, foi ovacionado por prefeitos e vereadores do Paraná. “Garanto a vocês que nunca lhes causarei vergonha”, disse referindo-se a denúncias de corrupção.

No segundo semestre, além de cumprir agenda como 2° vice-presidente da Câmara dos Deputados, Giacobo desenvolve trabalhos nas frentes parlamentares do Paraná e agricultura, onde representa os interesses do estado. Outro foco é continuar a luta pela liberação de recursos que devem atender diversos projetos no Paraná: “essa é nossa obrigação. Ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas nas suas cidades”.

 

Íntegra pesquisa Diap: http://www.diap.org.br/images/stories/cabecas_2016.pdf

 

Deixe um comentário