Michel Temer elogia Giacobo durante posse do Ministro Torquato Jardim

Michel Temer elogia Giacobo durante posse do Ministro Torquato Jardim
O Presidente da República Interino, Michel Temer, deu posse ao novo Ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Torquato Jardim.
Antes de falar da importância da transparência do governo e moralidade, fez elogios aos trabalhos na Câmara dos Deputados que em apenas 20 dias aprovou inúmeras matérias importantes e que estavam paradas.
Disse: “Em primeiro lugar eu quero pedir licença para lançar um aplauso pessoal à Câmara dos Deputados e ao presidente Giacobo, porque nestes dias eu tenho tido a felicidade, sem embargo de contar apenas 20 dias – hoje estou fazendo o vigésimo dia de governo, ainda interino -, mas eu tive a felicidade de rever, presidente Giacobo, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal trabalhando ativamente. Algo que não ocorre há muito tempo. Houve uma paralisação dos trabalhos pelas mais variadas circunstâncias.
E ao longo deste último período eu tenho dito que nós trabalharemos juntos, Executivo e Legislativo, na convicção mais absoluta de que nós temos é que cumprir o preceito constitucional da separação de poderes, mas ao mesmo tempo da sua harmonia. Porque muitas e muitas vezes se fala em independência e esquece-se da harmonia. E a harmonia deriva, exata e precisamente, da circunstância e do trabalho conjunto do Executivo, do Legislativo e, no particular, do Judiciário, cada um com as suas tarefas.
Mas é claro que, quando o Legislativo impede, digamos assim, os projetos, as propostas do poder Executivo, fica muito difícil governar. E ao contrário, o que temos visto, ministro Torquato Jardim, nesses últimos tempos é o Congresso trabalhando madrugada adentro.
Em primeiro lugar, para aprovar projetos até difíceis, como o projeto de ampliação da meta, lá na semana passada. E nesta semana, no dia de ontem, aprovaram-se 15 projetos que serão melhor explicados até em entrevista coletiva que o ministro de Planejamento, o ministro da Casa Civil, e o próprio presidente Giacobo se dispôs a isso também, haverá esclarecimentos em relação a esses projetos que dizem respeito ao funcionalismo público.
Mas o que foi especialmente, digamos assim, importante para o governo também, foi a aprovação da lei de Desvinculação das Receitas da União em prazo recorde, porque a comissão aprovou no dia de ontem, e logo à noite a Câmara dos Deputados, lá pelas 2h30 da manhã, conseguiu aprovar esse projeto.
É um apoio, presidente Giacobo, indispensável ao Poder Executivo, não só porque apoia as ações do Poder Executivo, mas porque revela, aos olhos do povo, exatamente essa integração governamental entre o Executivo e o Legislativo. E outros tantos projetos virão.
Como eu disse, nós temos apenas 20 dias de exercício governamental, temos outros tantos projetos pela frente e nós vamos precisar sempre e muito da Câmara dos Deputados. Então se me permitem a informalidade eu peço aplauso ao nosso Congresso Nacional”. (Michel Temer, 02/06/2016)