Polônia destina recursos para Apae de Quedas do Iguaçu

img2016090113694716911

Polônia destina recursos para Apae de Quedas do Iguaçu

Grupo Parlamentar Brasil-Polônia criado por Giacobo ajuda portadores de deficiência

Nesta quinta-feira (01/09), o Grupo Parlamentar Brasil-Polônia se reuniu na Câmara dos Deputados. O Embaixador, Andrzej Braiter, falou sobre história e cultura da Polônia e disse que acordos na área de educação podem ser firmados entre os dois países para troca de experiências.

O 2°Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, Deputado Giacobo, ressaltou que a existência do Grupo já tem gerado boas ações para o Brasil. A Polônia se comprometeu em destinar cerca de R$ 500 mil reais para Apae de Quedas do Iguaçu. Os recursos já tem destino certo: vão ser usados para construção de uma piscina adaptada para realização de fisioterapias e outras atividades sob recomendação médica. “Nós podemos ainda elaborar outras parcerias nas áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia. O objetivo é aproximar as ações entre os dois países, além de estreitar os laços com o parlamento da Polônia.”

O que mais chamou a atenção no encontro foram os movimentos e danças da apresentação do Conjunto de Canto e Dança Junak – Folclore Polonês. Uma forma de prestar homenagem ao Grupo Parlamentar Brasil-Polônia.

Também participaram da solenidade a embaixatriz, Katarzyna Braiter, 2ª Secretária da Embaixada da Polônia, e a assessora especial de Relações Internacionais do Ministério da Educação, Carla Barroso, representando o Ministro da Educação, Mendonça Filho.

História

Com o objetivo de intensificar o relacionamento entre as Casas Legislativas do Brasil e da Polônia, o deputado Giacobo (PR-PR) instalou o grupo Parlamentar Brasil-Polônia em 9 de março de 2016.
O grupo é composto por 30 senadores e 61 deputados. Entre os senadores estão Acir Gurgacz (PDT-RO), Flexa Ribeiro (PSDB-PA), Telmário Mota (PDT-RR), Ana Amélia (PP-RS) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).

Em 8 de março, o deputado Giacobo recebeu, na 2ª Vice-Presidência, o vice-ministro da Ciência e Tecnologia da Polônia, Aleksander Bobko, o embaixador Andrzej Braiter e representantes de Relações Internacionais, dos Reitores do Ensino Superior e da Cultura. Para as autoridades da Polônia, o Grupo de Trabalho ajudará na análise de questões pendentes entre os dois países, principalmente, nas áreas de educação, saúde, pesquisa, indústria e outras.

* Créditos da Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Deixe um comentário