Projeto de Giacobo que cria Crédito Rural Rotativo avança na Câmara

20170719092118-agricultura223

Projeto de Giacobo que cria Crédito Rural Rotativo avança na Câmara

O 1° Secretário da Mesa Diretora da Câmara Federal, deputado Fernando Giacobo (PR-PR), defende proposta que autoriza as instituições financeiras a concederem financiamento rural sob a modalidade de Crédito Rotativo. A medida está prevista no Projeto de Lei (nº5777/13), de autoria do deputado republicano.

Pela proposta, a modalidade de crédito, conhecida também como “Rural Rápido”, poderá ser rotativa, simples ou sistêmica, com limite de crédito fixado com base em orçamento simplificado, considerando o saldo líquido devedor apresentado no extrato ou demonstrativo da conta vinculada à operação.

“Apesar de já ter sido autorizado desde 1995, esse tipo de crédito ainda é pouco utilizado no Brasil. A ideia é incentivar essa modalidade de operação, que é muito menos burocrática, além da possibilidade de o crédito rotativo ser muito mais abrangente”, destaca Giacobo.

Crédito Sistêmico

Sobre essa nova modalidade de operação, Giacobo explica que poderá abranger todo o conjunto de atividades econômicas que se realizam na propriedade rural. “Dessa forma, numa única operação de crédito, diversas atividades agropecuárias poderão ser feitas por meio de cédula de crédito rural ou cédula de crédito bancário, facilitando a vida do produtor”, completa o deputado na justificativa do projeto.

Tramitação

Já aprovado nas Comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e Finanças e Tributação, o projeto – que tem parecer favorável do relator, deputado Covatti Filho (PP-RS), aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, para análise em caráter conclusivo.

 

 

Deixe um comentário