Cruzeiro do Iguaçu: Giacobo permite melhorias na saúde  

DSCN1460

Cruzeiro do Iguaçu: Giacobo permite melhorias na saúde  

 

O 2° vice-presidente da Câmara dos Deputados, Giacobo (PR-PR) destinou R$ 100 mil reais para o município de Cruzeiro do Iguaçu.  A administração municipal utiliza os recursos, que vieram por meio de emenda parlamentar, para investir na área de saúde.

“A equipe da Saúde da Família vai passar a ter veículo para realizar as visitas aos pacientes, e a condução é necessária para levar os agentes até as comunidades”,  destaca Giacobo.

O carro foi entregue pelo prefeito municipal de Cruzeiro do Iguaçu, Luiz Pontes. O automóvel atenderá a Equipe de Saúde da Família II (ESF II), localizada no Distrito de Foz do Chopim e o interior do município. Além do veículo, novos equipamentos foram adquiridos para a Secretaria de Saúde.

Saúde da Família

As equipes de saúde da família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso dos profissionais com a comunidade. O desafio é de ampliar as fronteiras de atuação e atenção.

Além disso, tem como estratégia de trabalho: conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco às quais a população que ela atende está exposta; e prestar assistência integral, organizando o fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento, quando se fizer necessário.

Para efetivar essas ações, é necessário o trabalho de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, formadas por médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião-dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene dental.

Cruzeiro do Iguaçu

Cruzeiro do Iguaçu é um município que fica na região sudoeste do Paraná, às margens do Rio Iguaçu e próximo a cidade de Dois Vizinhos de onde, inclusive, foi desmembrado. A agricultura é responsável por cerca de 2/5 do PIB. A população estimada é de mais de 4 mil habitantes, segundo dados do IBGE de 2010.

 

Deixe um comentário