Teste aprova fingers instalados no aeroporto de Cascavel

gol1

Teste aprova fingers instalados no aeroporto de Cascavel

Os testes realizados na tarde deste sábado (18) com as duas pontes de embarque e desembarque que ligam o novo terminal de passageiros do aeroporto de Cascavel às aeronaves, foram considerados um sucesso. Os dois fingers instalados, viabilizados pelo Deputado Federal Fernando Giacobo (PL-PR), transformam o terminal aeroportuário em um dos mais modernos do interior do Brasil.

O teste de engenharia para comissionamento das pontes de embarque utilizou uma aeronave 737-700, da companhia Gol Linhas Aéreas. A ideia é verificar se a ponte responde às normas de segurança exigidas para o embarque e desembarque dos passageiros.

Durante os procedimentos técnicos, foram verificados os sensores, a operação e o deslocamento do equipamento que coloca Cascavel no seleto grupo de aeroportos do Brasil que possuem estas pontes de embarque e desembarque. No Paraná, somente Curitiba e Foz do Iguaçu têm o equipamento.

O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que uma cidade do porte de Cascavel precisa ser completa, principalmente por ser considerada a 14ª melhor do Brasil para se viver.

“Nós resolvemos não só fazer o aeroporto, mas fazer um aeroporto de referência. É, com certeza, um dos aeroportos mais modernos do interior do Brasil. As passarelas de embarque trazem para o nosso aeroporto muito conforto, humanização, e isso tem um peso na categoria do aeroporto”, observou.

Durante a semana, servidores da Cettrans/Transitar, que atuam no aeroporto, passaram por capacitação para operar os fingers.

O teste de engenharia realizado neste sábado atende a uma exigência das companhias aéreas e também do Município, que buscam oferecer aos usuários do terminal de passageiros toda a segurança e conforto necessários em suas viagens.

A gestora do aeroporto, Jocemara Lopes de Amarante, explicou que o treinamento deste sábado é uma simulação de como serão os procedimentos quando a aeronave chega para acoplar as pontes de embarque. “Hoje é um marco histórico, estamos fazendo um treino de como vai ser a nossa operação no dia a dia do aeroporto de Cascavel a partir do momento que nós utilizarmos as novas instalações”, destacou.

O engenheiro responsável pela obra, Sandro Camilo Rocha Rancy, disse que o teste de engenharia para o comissionamento dos dois conectores de embarque e desembarque aconteceu apenas com a aeronave da companhia Gol. “Caso a empresa Azul também queira fazer o mesmo teste, nossa equipe técnica do aeroporto estará apta a participar do mesmo teste?, afirmou.

MOMENTO HISTÓRICO

Para o arquiteto e urbanista Lauro Roberto Hoff, que mora em Cascavel há 44 anos, trata-se de um momento histórico para a cidade. “É um belo projeto, proporcional ao tamanho da cidade, um orgulho para nós”, avaliou.

Já para o empresário Edson Vasconcelos, vice-presidente de Fiep (Federação da Indústrias do Estado do Paraná), a modernização do aeroporto  é um marco para a história de Cascavel. “Perdemos algumas empresas multinacionais que estavam aqui e por dificuldade do aeroporto saíram, com certeza vão retornar porque Cascavel é uma das capitais da tecnologia e do agronegócio”, afirmou.

Fonte: Alerta Paraná

Link da Notícia: https://www.alertaparana.com.br/noticia/8040/teste-aprova-fingers-instalados-no-aeroporto

Deixe um comentário